domingo, 17 de maio de 2009

A Primeira Preparação

Neste fim de semana eu consegui um tempinho para iniciar a primeira cultura dentro dos preceitos da permacultura (Gastei uma hora e meia para fazer o que vou relatar abaixo).


Durante a semana coletei tijolos, garrafas pet, panos velhos e comprei uma muda de Manjericão Toscano (que ainda não conhecia) e outra de Salsa Crespa.
Para começar eu lavei bem os tijolos para tirar o excesso de poeira de obra. Os tijolos vão servir para manter a humidade do conjunto, a água irá passar por eles e ficará depositada no fundo da garrafa. Esta água servirá para irrigar outra vez a planta. Desta forma o consumo de água será mínimo e os nutrientes que escorreram na regagem serão em parte devolvidos para a planta.
Depois eu cortei as garrafas de forma que sobrasse uns 3 ou 4 dedos entre o fundo da garrafa e a tampa (que ficará enfiada dentro da garrafa cortada (veja figura abaixo que você entende tudo...).







Os pedaços de tijolo grandes eu coloquei na base da garrafa e os pequenos na tampa.



Antes de colocar os pedaços pequenos na tampa, você deve fazer 3 ou 4 pequenos furos logo abaixo da linha do topo dos tijolos, isto serve para que a água excedente da regagem possa ir para o outro recipiente, e também para que um pouco de água fique no recipiente de cima, garantindo a humidade extra para a planta.



Veja abaixo que a quantidade de terra tem que ser suficiente para deixar espaço para a muda entrar, apoiar no fundo de terra e ainda sobrar espaço em cima (antes da borda). Estas dimensões tem que ser estudadas caso a caso antes de fazer os cortes das garrafas.



Entre a camada de tijolos e a terra, é preciso colocar um pano para que a terra não escoe para os tijolos abaixo. Acima do pano vem a terra com compostagem.



Para colocar a muda é preciso retirá-la do vaso, para isso eu usei uma faca e literalmente cortei uma fatia bem funda do conjunto que eu queria (neste vasinho que comprei tinha um total de 4 chumaços de mudas). Veja acima que eu usei um único chumaço inteiro.



Depois de colocá-lo tocando a terra abaixo, completei com terra as laterais e em cima de tudo coloquei pedaços de casca de árvore triturada, para manter a unidade da superfície da terra. Esta humidade permitirá que folhas e organismos que caiam na terra possam ser decompostos e virem alimento para a planta (carregadas na passagem da água de irrigação).


Veja a montagem final. Sobraram ainda dois chumaços de Salsa que mantive no vaso original (completei com terra o espaço das mudas que tirei), e as duas mudas extras de manjericão toscano que vieram no vaso eu transplantei para uma das jardineiras (depois eu mostro toda a movimentação).


Neste processo eu tive dois ajudantes de peso, minha sobrinha de 10 anos e meu filho de 5. Eles adoraram mexer na terra e participar do trabalho (ainda que no vai-e-vem entre brincadeiras). O importante é que eles já começam a entender o mecanismo de Reciclagem de Materiais e Redução de consumo de água para manter a vida de forma sustentável. Eles também vão participar da colheita e do consumo destes alimentos.

2 comentários:

  1. Oi Fernando, estou empolgadíssima com essa idéia!!
    Sou artesã e faço faculdade de arquitetura e urbanismo na UNIP de Brasilia.
    Gostaria de saber se vc se importa de eu executar sua idéia, unindo aos meus talentos manuais,e postar no meu blog? O que vc acha?
    Parabéns pela sua idéia simples e maravilhosa!
    Um abraço. Di

    ResponderExcluir
  2. SE QUISER DAR UMA OLHADA NO ANDO FAZENDO...
    ESPERO PELA SUA VISITINHA, OK?

    Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
    Roberto Shinyashiki

    GRANDE ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir